Origem

origem

So passaro

Origem do Projeto Bem-Te-Vi

Origem do Projeto Bem-Te-Vi Centro Cultural São Sebastião Tem Alma (CCSSTA) é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1989 no município de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O intuito era preservar as culturas litorâneas, com ênfase na cultura caiçara e estabelecer uma ponte de ligação com a sociedade por meio da educação e audiovisual.
A linguagem audiovisual começou a ser utilizada nas ações com a comunidade caiçara, como forma de registro da memória oral e difusão cultural, através do desenvolvimento de um trabalho com as escolas, ensinando as crianças a operarem uma câmera de vídeo VHS e dando-lhes instrumentos para que realizassem seu próprio documentário ou contassem a história de seu bairro com qualquer outra forma narrativa.
Com o desenvolvimento de uma série de ações junto à comunidade, um dos projetos criados foram produções audiovisuais voltadas ao público infantil com os filmes ‘’Guaiá dos Mares’’, ‘’A Ilha do Terrível Rapaterra’’ e a série ‘’Assembleia dos Bichos’’. Nasce assim, o Projeto Bem-te-vi.

O Projeto Educomunicativo Bem-Te-Vi
Infância e Audiovisual

O Projeto Educomunicativo Bem-Te-Vi Infância e Audiovisual O Projeto Bem-te-vi, criado em 2005 pela cineasta Ariane Porto, oferece oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
O projeto visa estabelecer um diálogo direto com os jovens, proporcionando acesso a equipamentos de gravação e edição, e criando um espaço de protagonismo para que eles desenvolvam sua identidade cultural através da linguagem audiovisual e das novas tecnologias.
Em 2006 e 2007 o projeto teve como parceiro a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo - através da ASSAOC - e foram implantados 16 ninhos. Nessa fase, a Bem-te-vi recebeu um importante apoio da Sabesp, através da Lei Rouanet. Em 2007, o Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP assume a Coordenação Pedagógica e todos os educadores passam a fazer parte de um processo constante de capacitação e acompanhamento das atividades.
Ninhos
Qualquer espaço público pode se tornar um "ninho" desde que tenha condições físicas e humanas. Os Ninhos são equipados com equipamentos de captação (câmera de vídeo, som, iluminação) e edição (computadores, softwares de edição de imagem e som). O ninho é um local onde a criança se sente acolhida, segura e ao mesmo tempo, livre para crescer com criatividade e alegria.
Nosso Padrinho
O Padrinho do Projeto Bem-Te-Vi é o autor Lima Duarte, que apoia o projeto participando das atividades públicas como exibições dos filmes produzidos pelas crianças, mas também de atividades pedagógicas.
Em junho de 2007, Lima Duarte participou de uma oficina de documentário realizada com os alunos da APAE de São Sebastião.

Outras atividades

Bem-te-Vi
Bem-te-Vi
Bem-te-Vi o Filme

Bem-te-Vi
Pontão de Cultura
.
Bem-te-Vi
Projeto Bem-te-Vi

Centro Cultural São Sebastião Tem Alma

CCSSTA_Logo