Quem Somos

Ariane Porto
Ariane Porto

Antropóloga, mestre e doutora em Artes pela USP, pós-doutorado em Comunicações e Artes pela ECA-USP e pelo Brain, Belief and Behaviour Lab da Coventry University (Inglaterra), é mestre em Artes Cênicas pela USP, Sócia-fundadora da TAO Produções Artísticas, da ABPEducom, do Teatro de Arte e Ofício de Campinas e do Centro Cultural “São Sebastião tem alma”, possui ampla trajetória como pesquisadora e consultora em projetos nas áreas de comunicação, educação e meio ambiente, incluindo atuação para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Escritora, roteirista, cineasta e diretora, produziu e dirigiu mais de 30 espetáculos teatrais, 40 curtas-metragens e diversos longas premiados, como Mama Minha! (2022), vencedor em festivais internacionais em Paris, Nova Iorque e Chicago. Também é criadora de séries para TV e co-produtora de documentários exibidos por emissoras como TV Brasil e SESC TV. É diretora audiovisual do projeto internacional “Pensamento da Floresta” (Coventry University) e preside o ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, criado em 1992. Entre suas publicações, destacam-se Caiçara – uma cultura que resiste, Teresa Aguiar e o Rotunda, Criança e Audiovisual – metodologia educomunicativa Bem-te-vi e títulos de ficção como Brigitte, olhos de estrela, O banho de Cleópatra e O pesadelo de Mordeu.
Michele Marques

Michele Marques


Michele Marques Pereira é doutoranda e mestra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, educomunicadora, fotógrafa e pesquisadora. Atua na interface entre educomunicação, infâncias, participação, protagonismo e produção midiática. Integra os grupos GELiDis (linguagens e mídia), GEPSI (sociologia da infância) e Epistemologia da Educomunicação, além do Núcleo de Comunicação e Educação da USP.
É formada em Documentário e Produção Executiva para Cinema e Televisão pela Academia Internacional de Cinema, em Produção Audiovisual Infantil pelo ComKids e em Fotografia pela escola FullFrame.


No Projeto Bem-Te-Vi, estou como coordenadora e atuo com a crença profunda na potência das crianças como criadoras de mundos, imagens e sentidos. Investigo no doutorado as representações das infâncias nas produções audiovisuais feitas para crianças e aqui caminho com as infâncias na construção de narrativas feitas por elas, cultivando a liberdade de imaginar, produzir e dizer, com e pelas infâncias.

Mauricio Virgulino
Maurício Virgulino

Doutor e Mestre em Artes pela USP, Especialista em Mídias na Educação pela UFPE, Licenciado em Educomunicação pela USP.
Afeito ao amor e luta, buscados e construídos por meio da Educomunicação e da Arte/Educação.
Pelos caminhos o sentipensar, do diálogo, e da inteireza estou como coordenador do Projeto Bem-Te-Vi esperançando encontros e construções de saberes em comunidade.
ADriana
Luiza Pasim
Julia Cavalcante
Giovanna França
ADriana Pinto

Diretora, Executiva criativa, head de produção e animadora com mais de 25 anos de experiência no mercado de animação.
Possui profunda intimidade no workflow e na realidade do audiovisual, produzindo e/ou dirigindo os estágios de um projeto animado.
Atualmente, é presidente da ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação e membra da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
Atua frequentemente como jurada, curadora e parecerista.
Também faz parte do Conselho Diretor da Miríade Produções.
Educomunicadora em inúmeras comunidades de vulnerabilidade social.
Como professora universitária, formatou e ministrou a disciplina “Princípios e Técnicas de Animação”.
Luisa Pasim

Produtora cultural com 20 anos de atuação pela TAO Produções Artísticas, com experiência em teatro, cinema e na realização do Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos. Trabalhou ao lado de grandes nomes como Lima Duarte, Laura Cardoso, Ney Latorraca, Regina Duarte, entre outros.
No teatro, participou de importantes montagens dirigidas por Teresa Aguiar e Ariane Porto, como O Crime da Cabra, Oréstia e A Cantora Careca.
No audiovisual, atuou como produtora e diretora de produção em longas, curtas e documentários, incluindo Topografia de um Desnudo e Partitura Rasgada – Carlos Gomes.
Também produziu shows musicais, como o evento com Ivete Sangalo e Sandy & Junior, em 2006.
Julia Cavalcante

Pedagoga formada pela Universidade São Judas Tadeu, atua com legendagem e é gestora de conteúdo na TaoPlay, plataforma dedicada ao cinema independente.
Atualmente, coordena o projeto Bem-te-vi, que promove ações de educomunicação em escolas caiçaras e comunidades afastadas dos grandes centros urbanos.
Giovanna França

Com formação em Nutrição, iniciou sua trajetória no audiovisual há três anos, dedicando-se especialmente à área de legendagem.
Atualmente, atua como gestora da plataforma TaoPlay. Em 2022, durante um trabalho de recuperação de acervo, teve a oportunidade de conhecer o Projeto Bem-Te-Vi, cuja missão e legado a tocaram profundamente, tornando-se uma de suas principais inspirações profissionais.
So passaro